MOBILIZAÇÃO: Itatuba diz não às drogas em evento público

0

Foi realizado nesta quinta-feira (10), uma mobilização contra as drogas no município de Itatuba. Autoridades envolvidas na repressão, conscientização e prevenção proferiram palestras sobre as consequências do uso de drogas lícitas e ilícitas tendo como público alvo crianças, adolescentes, pais e professores da rede municipal e estadual de ensino.

A juíza de direito da Comarca de Ingá, Dra. Alessandra Varandas, abriu o evento relatando uma parábola envolvendo animais que prendeu a atenção das crianças e adolescentes, cuja moral da história se aplica ao caso deixando a mensagem de que todos nós somos responsáveis pelo combate às drogas. A magistrada informou que a grande maioria dos processos envolvendo crimes de agressões, cerca de 90%, tem a ver com o consumo de alcool ou drogas ilícitas. Sendo um dos motivos que deve ser combatido.

O palestrante Kleber Henrique de Almeida falou de suas experiencias na capital do Estado, as drogas hoje popularizadas e as novas derivadas da cocaína e crack. Ainda alertou que não se deve ter preconceito contra o usuário e sim ajudá-lo a largar e incentivar o tratamento nas diversas instituições existentes.

O ponto alto do evento foi a apresentação de um musical sobre o tema, por jovens e membros do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Secretaria de Ação Social do município. Excelente apresentação e coreografia que emocionou a todos.

A secretaria Antonia Marize falou sobre a dinâmica apresentada cuja mensagem mostrou uma família desestruturada pelas drogas, os momentos de euforia e degradação vividos por uma jovem usuária, que posteriormente foi resgatada ao seio familiar e afastada da “vida louca”.

 Após a apresentação do musical se sucederam nas falas, o prefeito Aron Rene, a secretária de educação Maria Betânia, a conselheira tutelar Laurilúcia Valentin, que agradeceram a participação das autoridades empenhadas na luta contra as drogas, em especial da juíza Dra. Alessandra. Destaram o evento como uma semente que deve ser plantada e regada nos lares familiares.

Finalizando a primeira dama, Dra. Viviane se pronunciou destacando o papel do corpo de professores do município, da participação das crianças e adolescentes como agentes disseminadores destas sementes nos lares, não esquecendo da responsabilidade dos pais e da sociedade. Viviane também agradeceu de forma especial o interesse pessoal da juíza que dentre tantos afazeres dedicou uma tarde para participar do evento.

O secretário Marlon que atuou como mestre de cerimônias, fez um importante registro relativo ao tema, que foi aprovação pela Câmara Municipal da parceria entre os quatro municípios que compõem a Comarca, sendo Itatuba um dos participantes, agradecendo ao presidente Fernando Manoel, que estava presente, pelo apoio na consolidação da Casa de Passagem que funcionará em Ingá, que abrigará temporariamente crianças e adolescentes em risco e vulnerabilidade social.

O evento foi concluído com uma caminhada simbólica no entorno da praça com alunos, professores e autoridades presentes.

Compartilhe esta notícia!.

Comentários estão fechados.