As belezas e as riquezas de Itatuba

Itatuba é um dos destaques de capa do Jornal A união desta terça- feira (23).

Veja a matéria abaixo escrita pela jornalista Teresa Duarte

Muita adrenalina, emoção, gastronomia e um mergulho na riqueza cultural.Assim é Itatuba, município localizado no planalto da Borborema, distanteapenas 52km de CampinaGrande, sede do SegundoMuseu de Oratórios no Brasil. É um convite ao lazer nas áreas da pesca, turismo e cultura popular. Há registros de Objeto Voador Não identificado (Ovni) e curiosidades arqueológicas.

No último sábado, a cidade realizou 1º Turismo em Ação, um mix de esporte, cultura e lazer começando pela barragem de Acauãcom uma série de atividades. E foi com o objetivo de conhecer esse potencial turístico que a Secretaria de Estado de Turismo e Desenvolvimento Econômico, através da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), em parceria com a prefeitura municipal, realizou o Fampress ‘Descubra Itatuba’.

Seguindo o roteiro, jornalistas do turismo e influenciadores digitais foram recebidos pelo prefeito Josmar Lacerda de Itatuba e pelo secretário de Turismo, Ronaldo Andrade Filho, com um café da manhã na Barragem de Acauã, e, em seguida, participaram da demonstração de esportes náuticos, rapel e ciclismo. Mas o que mais chamou atenção dos jornalistas foi o Mosteiro Mãe da Ternura, construído em 2000, um complexo turístico com igreja, de propriedade do Monsenhor Jaelson Andrade, espaço para eventos, hotelaria e restaurante.

O mosteiro possui um riquíssimo acervo cultural, sendo sede do Museu Municipal, que guarda relíquias da história de Itatuba, e também uma biblioteca.No local, o destaque maior é o segundo Museu de Oratório do Brasil, guardião de peças em todos os estilos com santos em madeira. Também há uma galeria de artes que homenageia o artista plástico itatubense Rodrigues Lima.

Os encantos e mistérios da cidade agradam não apenas visitantes, mas também os próprios moradores. Mas, Itatuba é também fonte de pesquisas arqueológicas, pois guarda registros de civilizações antigas encontradas na zona rural da cidade. O município possui setes sítios arqueológicos.
Riqueza arqueológica

Falando sobre as potencialidades do município, o prefeito Josmar Lacerda destacou as riquezas arqueológicas. “A maioria das inscrições é semelhante às Itacoatiaras do Ingá, são inscrições rupestres em relevo talhado, atribuídas à pré-história. Também há pinturas de origem indígena. A maior parte dessas ocorrências fica na região de alto relevo da cidade, que compreende os distritos de Serra Velha e Oiti”, explicou o gestor.

Matéria do jornal A União