Prefeitura de Itatuba Investe em Cultura e Arte: Três Novos Editais em Homenagem à Lei Paulo Gustavo Abrem Portas para Artistas Locais

A Prefeitura de Itatuba, anuncia o lançamento de três editais voltados para o setor cultural, todos eles em conformidade com a “Lei Paulo Gustavo” (Lei Complementar no 195, de 8 de julho de 2022). Esses editais visam fomentar, premiar e capacitar artistas e fazedores de cultura, promovendo o desenvolvimento local e a valorização da arte e da cultura no município.

EDITAL Nº 001/2023 – DE FOMENTO AO AUDIOVISUAL

O primeiro edital, denominado “Fomento ao Audiovisual”, tem como objetivo apoiar projetos culturais na área de audiovisual desenvolvidos em parceria com artistas e grupos culturais locais. A busca iniciativa beneficia tanto individualmente quanto coletivamente, gerando impactos sociais, econômicos e culturais em Itatuba. Entre os principais pontos do edital estão:

• O apoio a projetos de curtas-metragens, que podem ser de ficção, documentário ou animação, com duração entre 15 e 30 minutos.
  • A produção de vídeos biografias de artistas ou grupos, com duração entre 5 e 8 minutos, que abordem a trajetória artística, influências, parcerias e projetos realizados.
  • Um montante total de R$ 59.772,33 destinado para fomentar essas ações culturais.
  • O pagamento dos contemplados será efetuado em parcela única, depositado em suas contas bancárias.

EDITAL Nº 002/2023 – PRÊMIO DE PRODUÇÃO CULTURAL

O segundo edital, intitulado “Prêmio de Produção Cultural”, tem como propósito considerar e principais projetos culturais desenvolvidos em colaboração com artistas e fazedores de cultura. A ênfase recai na promoção de iniciativas que gerem benefícios coletivos e impactos sociais e econômicos no município. Este edital prevê:

• A premiação de projetos de produção cultural, sejam eles indivíduos ou coletivos, que promovam atividades culturais e artísticas em Itatuba.
  • Um valor total de R$ 32.526,58 destinado a essas produções culturais.
  • A inclusão de ações afirmativas, destinando 20% para pessoas negras, 10% para pessoas indígenas, 5% para pessoas ciganas e 5% para pessoas quilombolas. Todos esses grupos competirão simultaneamente com recursos destinados à ampla concorrência.

EDITAL Nº 003/2023 – CHAMAMENTO PÚBLICO – INSTRUTORES EM AUDIOVISUAL

O terceiro edital, “Chamamento Público – Instrutores em Audiovisual”, visa apoiar a capacitação e formação de artistas e fazedores de cultura no setor audiovisual. A ação tem como foco gerar benefícios coletivos e impactos sociais, econômicos e culturais na área do audiovisual em Itatuba. Neste edital, encontramos:

• A seleção de instrutores em audiovisual, que serão responsáveis ​​por ministrar cursos nas categorias específicas do audiovisual.
  • Um montante total de R$ 6.859,41 destinado à capacitação e formação no audiovisual.

Os editais lançados pela Prefeitura de Itatuba representam um esforço para promover o desenvolvimento cultural local, valorizar os artistas da região e fomentar a produção audiovisual, tudo isso em consonância com a “Lei Paulo Gustavo”. É uma oportunidade para os criativos locais expressarem sua arte, contribuindo para a diversidade cultural e o crescimento da comunidade de Itatuba. A cultura e a arte têm o poder de unir as pessoas e enriquecer a vida de uma comunidade, e esses editais são um passo significativo nesse sentido.

Documentos a seguir dos Editais:

EDITAL Nº 001/2023

ANEXO III Plano de Trabalho e Planilha Orçamentaria EDITAL 001

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO EDITAL Nº 001 AUDIOVISUAL. E ANEXOS

EDITAL Nº 002/2023

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO EDITAL Nº 002 PREMIO DE PRODUÇÃO CULTURAL E ANEXOS

EDITAL Nº 003/2023

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO EDITAL Nº 003 CHAMAMENTO PUBLICO INSTRUTORES EM AUDIOVISUAL