Outros profissionais da saúde também receberam a imunização
A técnica de enfermagem Suely Martins foi a primeira pessoa a receber a primeira dose da vacina contra o coronavírus na cidade de Itatuba. Suely é técnica de enfermagem na rede municipal de saúde há cerca três décadas e trabalha na linha de frente contra a Covid-19 no Programa Saúde da Família (PSF).
“Sinto-me feliz! É um privilégio pra nós a vacina chegar aqui em nosso município e eu ser a primeira profissional da saúde a tomar essa vacina aqui em Itatuba. Eu creio que Deus preparou essa vacina pra nós e devemos tomá-la”, relatou a profissional completamente emocionada.
Para a coordenadora de imunização municipal, Rossana Andrade, a escolha da primeira profissional a ser vacinada partiu em conjunto com a Secretaria de Saúde. “Escolhemos uma pessoa que é dedicada ao seu trabalho e que está diariamente em contato com pessoas que são diagnosticadas com o vírus. Além disso, Suely é a profissional mais antiga que temos à disposição na Secretária de Saúde.”, relatou Rossana.
O prefeito do município Josmar Lacerda e a Secretária de Saúde municipal Maria Glaudenice estiveram presente na vacinação. Josmar falou sobre a importância para o município em está recebendo essas vacinas. “A população vive em um momento de pânico e com a chegada da vacina sentimos uma sensação de alivio. É preciso que as pessoas compreendam que são poucas doses e serão para os profissionais da saúde. Esperamos que futuramente toda a população esteja vacinada ”. Completou o prefeito
A primeira dose da vacinação contra o coronavírus em Itatuba também foi aplicada nos profissionais de saúde que estão na linha de frente no combate à pandemia, seguindo as recomendações do Ministério da Saúde. A segunda dose será aplicada no intervalo de 14 a 28 dias.
Vale ressaltar que, mesmo com a chegada da vacina, devemos ainda usar máscaras, higienizar bem as mãos e evitar qualquer tipo de aglomeração. Assim, o vírus tem menos chance de se proliferar e continuar infectando a população.
Ascom